8 dicas para sua empresa não despencar em tempos de crise

Coronavírus, pandemia, quarentena... Pausa no mercado mundial. Neste assunto, já estamos craques e carecas de saber. Mas você sabe o que fazer para que sua empresa não caia do penhasco?


Já pensou como o mundo vai ser após os tempos de crise? Os questionamentos começam a aparecer enquanto tentamos nos manter firmes no mundo dos negócios.


Mas não se preocupe, hoje traremos 5 dicas essenciais para você e sua empresa sobreviverem em tempos de crise. Isso porque, uma hora, tudo vai passar!


E você e seus funcionários estarão preparados para quando a quarentena acabar?


Muitas empresas tiveram que pausar seus negócios por questões óbvias: falta de demanda. “Os tempos de crise chegaram!!!!” Mas não se desespere. Apesar disso, não significa que a empresa deve parar de funcionar internamente.


Na verdade, é exatamente o contrário: esse é o melhor momento que temos para aperfeiçoar a empresa e cada um de nós e ver quais são as peças do quebra-cabeça que não estão se encaixando.


As 5 dicas abaixo vão alavancar o seu negócio e deixar você e sua empresa à postos para quando tudo voltar ao normal e os tempos de crise passarem!


1. Qualificação: o tempo é o seu aliado!


Aproveite que a poeira baixou e utilize todo o seu tempo “livre” para fazer cursos online. Qualifique a si mesmo e aos seus funcionários para estarem preparados para retomar os negócios.


No site do Sebrae, vocês poderão encontrar alguns cursos online gratuitos que eles disponibilizaram para o público. Não perca tempo, os cursos não ficarão lá para sempre!


Muitos outros sites e grandes empresas também estão disponibilizando cursos gratuitos ou com ofertas atrativas. Basta uma rápida pesquisa nos sites de busca que você terá um cardápio completo!



2. Use e abuse das ideias


Em tempos de crise, toda ideia é bem-vinda. Converse com seus funcionários, faça reuniões online e deixe que todo mundo exponha as suas ideias e opiniões.


Inclua todos os seus funcionários. Nem sempre quem está por trás das “câmeras” lida diretamente com o cliente. E não há ninguém melhor para fazer apontamentos sobre esse assunto do que quem está na linha de frente.


Teste ferramentas novas, meios de comunicação e redes sociais. Deixe a imaginação fluir.


3. Utilize plataformas online para reuniões


Como citado no tópico anterior, faça reuniões online. Existem plataformas gratuitas disponíveis para reuniões, como a do Google - Hangouts Chat - que está disponível para desktop ou Android e IOS.



Essa é a plataforma que utilizamos com a nossa equipe e está nos mantendo unidas, apesar da distância.


4. Aproxime-se do seu cliente


Agora é o momento de conhecer o seu verdadeiro cliente. Entre em contato com ele, aproxime-se dele e torne-se seu melhor amigo. Adivinha de quem ele vai se lembrar quando estiver recuperando-se da crise? Isso mesmo, de você!


Ele vai se lembrar daquele que ficou ao seu lado em momentos difíceis. Mas não se esqueça: não demonstre interesse e não seja oportunista! Isso pode soar grosseiro e desrespeitoso. E temos que ficar longe disso.


5. Vida pessoal e profissional: aprenda a colocar na balança


Independentemente do tempo que você está passando para se dedicar aos negócios, não esqueça da sua família. Em tempos de crise, todos ficam abalados e é fundamental que você não desconte nada sobre quem você ama.


Faça almoços em conjunto e discutam sobre os pensamentos e sentimentos de cada um. Até porque, uma energia boa em casa é sinônimo de fluidez nas ideias.


6. Estude sobre os outros tempos de crise


No vídeo do Flipchart, no nosso canal do youtube, a Renata explica um pouquinho do nosso passado e como podemos aprender com ele.


Já passamos por tempos de crise e podemos nos basear em fatos históricos para lidar com o presente e, muito provavelmente, com o futuro.


7. Recolha o maior número de informações possíveis


Você já viu as dicas e conteúdos que estão sendo disponibilizados por outros empreendedores? Assista a lives e workshops do seu nicho, mas seja seletivo.


Mais uma dica de ouro: assista aos vídeos do Pedro Superti, que inclusive lançou um Workshop Gratuito na semana passada. Ele é um líder no mercado do empreendedorismo que nos mostra caminhos e visões diferentes do convencional.


8. Não desista!


A última dica, mas não menos importante, é: NÃO DESISTA! Todos estamos no mesmo barco, mas não é por isso que você precisa largar tudo. Já passamos por tempos de crise e temos que segurar as pontas.


Reinvente-se! Expanda seu campo de visão. Continue com o marketing digital (que, inclusive, é primordial agora que estamos ainda mais conectados) e não abandone a sua equipe.


Missão dada é missão cumprida! Comece agora a aproveitar o seu tempo e não desista do seu negócio.

Aproveite todas essas dicas, estude muito e compartilhe com quem está no mesmo barco. Agora, mais do que nunca, é um momento de solidariedade, onde precisamos ajudar uns aos outros.

Estamos todos juntos nessa e passaremos dos tempos de crise.


e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar