
8 dicas para sua empresa não despencar em tempos de crise
Coronavírus, pandemia, quarentena... Pausa no mercado mundial. Neste assunto, já estamos craques e carecas de saber. Mas você sabe o que fazer para que sua empresa não caia do penhasco?
Já pensou como o mundo vai ser após os tempos de crise? Os questionamentos começam a aparecer enquanto tentamos nos manter firmes no mundo dos negócios.
Mas não se preocupe, hoje traremos 5 dicas essenciais para você e sua empresa sobreviverem em tempos de crise. Isso porque, uma hora, tudo vai passar!
E você e seus funcionários estarão preparados para quando a quarentena acabar?

Muitas empresas tiveram que pausar seus negócios por questões óbvias: falta de demanda. “Os tempos de crise chegaram!!!!” Mas não se desespere. Apesar disso, não significa que a empresa deve parar de funcionar internamente.
Na verdade, é exatamente o contrário: esse é o melhor momento que temos para aperfeiçoar a empresa e cada um de nós e ver quais são as peças do quebra-cabeça que não estão se encaixando.
As 5 dicas abaixo vão alavancar o seu negócio e deixar você e sua empresa à postos para quando tudo voltar ao normal e os tempos de crise passarem!
1. Qualificação: o tempo é o seu aliado!
Aproveite que a poeira baixou e utilize todo o seu tempo “livre” para fazer cursos online. Qualifique a si mesmo e aos seus funcionários para estarem preparados para retomar os negócios.
No site do Sebrae, vocês poderão encontrar alguns cursos online gratuitos que eles disponibilizaram para o público. Não perca tempo, os cursos não ficarão lá para sempre!
Muitos outros sites e grandes empresas também estão disponibilizando cursos gratuitos ou com ofertas atrativas. Basta uma rápida pesquisa nos sites de busca que você terá um cardápio completo!
2. Use e abuse das ideias
Em tempos de crise, toda ideia é bem-vinda. Converse com seus funcionários, faça reuniões online e deixe que todo mundo exponha as suas ideias e opiniões.
Inclua todos os seus funcionários. Nem sempre quem está por trás das “câmeras” lida diretamente com o cliente. E não há ninguém melhor para fazer apontamentos sobre esse assunto do que quem está na linha de frente.
Teste ferramentas novas, meios de comunicação e redes sociais. Deixe a imaginação fluir.
3. Utilize plataformas online para reuniões
Como citado no tópico anterior, faça reuniões online. Existem plataformas gratuitas disponíveis para reuniões, como a do Google - Hangouts Chat - que está disponível para desktop ou Android e IOS.

Essa é a plataforma que utilizamos com a nossa equipe e está nos mantendo unidas, apesar da distância.
4. Aproxime-se do seu cliente
Agora é o momento de conhecer o seu verdadeiro cliente. Entre em contato com ele, aproxime-se dele e torne-se seu melhor amigo. Adivinha de quem ele vai se lembrar quando estiver recuperando-se da crise? Isso mesmo, de você!
Ele vai se lembrar daquele que ficou ao seu lado em momentos difíceis. Mas não se esqueça: não demonstre interesse e não seja oportunista! Isso pode soar grosseiro e desrespeitoso. E temos que ficar longe disso.
5. Vida pessoal e profissional: aprenda a colocar na balança
Independentemente do tempo que você está passando para se dedicar aos negócios, não esqueça da sua família. Em tempos de crise, todos ficam abalados e é fundamental que você não desconte nada sobre quem você ama.
Faça almoços em conjunto e discutam sobre os pensamentos e sentimentos de cada um. Até porque, uma energia boa em casa é sinônimo de fluidez nas ideias.
6. Estude sobre os outros tempos de crise
No vídeo do Flipchart, no nosso canal do youtube, a Renata explica um pouquinho do nosso passado e como podemos aprender com ele.
Já passamos por tempos de crise e podemos nos basear em fatos históricos para lidar com o presente e, muito provavelmente, com o futuro.
7. Recolha o maior número de informações possíveis
Você já viu as dicas e conteúdos que estão sendo disponibilizados por outros empreendedores? Assista a lives e workshops do seu nicho, mas seja seletivo.
Mais uma dica de ouro: assista aos vídeos do Pedro Superti, que inclusive lançou um Workshop Gratuito na semana passada. Ele é um líder no mercado do empreendedorismo que nos mostra caminhos e visões diferentes do convencional.
8. Não desista!
A última dica, mas não menos importante, é: NÃO DESISTA! Todos estamos no mesmo barco, mas não é por isso que você precisa largar tudo. Já passamos por tempos de crise e temos que segurar as pontas.
Reinvente-se! Expanda seu campo de visão. Continue com o marketing digital (que, inclusive, é primordial agora que estamos ainda mais conectados) e não abandone a sua equipe.
Missão dada é missão cumprida! Comece agora a aproveitar o seu tempo e não desista do seu negócio.
Aproveite todas essas dicas, estude muito e compartilhe com quem está no mesmo barco. Agora, mais do que nunca, é um momento de solidariedade, onde precisamos ajudar uns aos outros.
Estamos todos juntos nessa e passaremos dos tempos de crise.
