O que está envolvido em montar uma loja de shopping? 

Fachada da Loja de Shopping, Del Amo

Vamos supor que depois de analisar os prós e contras de uma loja de rua e de shopping , que discutimos no post anterior, você optou por escolher uma loja de shopping. O que fazer agora? Quais os próximos passos a seguir?

Após o fechamento do contrato, você iniciará os preparativos para a obra de adequação da sua loja, esteja ciente disso, independentemente de o shopping ser novo ou não.

Para isso, não tem jeito. Você precisará de um profissional habilitado, que pode ser um Arquiteto ou Engenheiro Civil. Isto porque, para realizar a obra, o lojista deverá apresentar ao Comitê Técnico do Shopping os projetos de Arquitetura e Complementares (Elétrica, Estrutura, Hidráulica, Ar Condicionado, Exaustão – quando aplicável), que deverão ser apresentados juntos com um Registro de Responsabilidade Técnica ou Anotação de Responsabilidade Técnica, que são emitidas por estes profissionais através do CAU e CREA, respectivamente, as entidades das classes de Arquitetura e Engenharia.

Estes projetos passarão pelo processo de aprovação do Comitê Técnico de cada Shopping e após serem aprovados a obra poderá ser iniciada. Cada shopping determina, através de um Manual Técnico, quanto tempo eles levam para realizar a analise e geralmente varia de 7 dias a 30 dias corridos a partir da data de recebimento do projeto. No caso de ser identificado alguns itens não conformes com as especificações do Manual Técnico, durante a analise do mesmo,  o projeto será devolvido para adequação e deverá ser reapresentado até que o mesmo seja aprovado pelo shopping, permitindo dar continuidade ao processo de execução de obra.

Entretanto, há uma diferença no cronograma dependendo se o shopping for novo ou não. Caso ele seja novo, o lojista receberá a loja “no osso” ou seja, vazia e pronta para receber ser vistoriada, projetada e reformada. No entanto, se o shopping for mais antigo, e o ponto negociado já foi ocupado anteriormente, será preciso fazer a demolição da loja anterior, que só será permitida após a assinatura do contrato, para elaborar ou adequar o projeto de Arquitetura e as demais interferências detectadas. Pode haver itens que podem ser reutilizados, mas deverão passar por uma inspeção e receber um lado de um técnico que ateste que os mesmos estão em boas condições de uso (Exemplo: estrutura do mezanino e máquina do ar condicionado).

Fonte: Deklofenak / Shutterstock

Para a obra, você também vai precisar de um Arquiteto e Engenheiro que se responsabilizem pela execução da obra e pelos profissionais envolvidos (eletricistas, pedreiros, gesseiros, marceneiros, etc). Pode ser ou mesmo profissional que desenvolveu o projeto (s) ou algum outro de sua preferência. Porém tenha em mente que pagar por um pacote fechado pode ser economicamente mais atraente. E embora a ansiedade seja grande para ver seu estabelecimento funcionando e dando lucros, você precisará de paciência. As obras em shoppings só podem ser realizadas fora do período comercial, ou seja, durante o período noturno. No caso de shoppings que ainda não foram inaugurados, o horário pode ser estendido e mais flexível, mas depende de shopping para shopping e o cronograma deve estar alinhado ao cronograma de Inauguração do novo centro de compras. A duração, também varia conforme o tamanho, grau de dificuldade e o nível de detalhes da loja. Converse com o profissional de sua confiança, para entender os riscos, positivos e negativos, envolvidos na realização do serviço dentro do prazo desejado.

Como vimos, colocar em funcionamento uma loja em um shopping não é tão simples assim, e algumas normas e procedimentos devem ser seguidos. Para ajudar a lidar com estas dificuldades conte com um profissional desde o princípio.

O que achou do post de hoje? Faltou esclarecer mais algum ponto? Então deixe seu comentário aqui embaixo.

No próximo post vamos iniciar uma série de posts sobre um assunto que eu particularmente adoro: Cores! Estarei aguardando por você, até lá!