O que é PDV e como deixá-lo mais criativo?



Você já sabe o que é PDV? Caso contrário, não se preocupe! Aqui explicaremos o que é e todo o processo de criação de um PDV. A sigla vem do inglês ("point of sale" - POS), e sua tradução em português é "ponto de venda", sendo assim, PDV. Basicamente, trata-se de um local próprio para vendas, devendo não ser migratório. Todo o conceito da marca deve estar centrado nesse local. → Fuja do óbvio e chame a atenção no PDV Como ser criativo? Convencer os clientes a comprarem os seus produtos trata-se de um desafio enfrentado por muitas empresas. Portanto, são necessárias estratégias criativas para mostrar o diferencial diante da concorrência no mercado e, assim, atrair mais consumidores. Mas o que fazer? 1. Não adianta ter produtos no estoque se também não houver uma organização e acumulação de produtos, certo? É bastante provável que no processo de gerenciamento de estoque ocorra erros e, consequentemente, perda de vendas por conta disso. Imagina que um certo produto que estava em promoção, não foi vendido porque não havia mais no estoque? Então, o produto pode durar ali por anos. E a peça não ser vendida mais por inúmeras razões. Gerando assim, o acúmulo de produtos e gastos. Por isso é preciso realizar um controle de estoque, sempre catalogar os produtos e efetuar as possíveis reposições de mercadorias, para não afetar a decisão de compra do cliente futuramente. É importante também que nunca falte produtos, pois é angustiante ir para uma loja e não achar o que se estava procurando.

2. Avalie e estude sobre as cores A tonalidade do local também promove diferentes impressões em consumidores, os tipos de cores fazem parte para um próspero ponto de venda. Assim como a iluminação, as cores também trabalham com o psicológico do cliente e influenciam em seu comportamento. Sempre que você precisar criar estratégias para destacar o seu ponto de venda, nunca esqueça de fazer uma pesquisa de mercado relacionada ao poder das cores. 3. "A primeira impressão é a que fica", já ouviu falar nessa expressão popular? Nesse tópico a expressão pode se referir ao tipo de organização no ponto de venda. Deixar seus produtos expostos de forma desorganizada, poderá trazer uma série de desvantagens. O consumidor terá uma péssima experiência e, provavelmente, não voltará ao local, porque como mencionado, a primeira impressão é a que sempre permanece. Se você não quer perder uma venda sequer, deixe os produtos de forma uniforme. Separe categorias, preços, e os mantenha higienizados. Portanto, atente-se! Você também pode optar por um layout diferenciado e funcional. Procure por uma configuração personalizada e que facilite a circulação de shoppers no interior da loja. 4. Uma das primeiras dicas é pesquisar sobre o tipo de iluminação

Se você deseja um PDV mais chamativo, o ideal é que se utilize uma iluminação apropriada. Mas por quê? As pessoas são atraídas pelo tipo de iluminação inconscientemente. Um local bem iluminado pode proporcionar maior valor nos produtos evidenciados pela luz. Dependendo da identidade da marca, você pode usar tonalidades e estilos de iluminação diferentes para despertar o interesse dos clientes. Normalmente, ambientes mais descontraídos chamam mais atenção. Portanto, é preciso analisar o perfil da sua empresa. Mesmo que não pareça fazer muito sentido, a iluminação é um dos pontos em que mais influenciam o poder de decisão do cliente. Contrate um profissional da área e todo o necessário será fornecido. 5. Assim como no estoque, é preciso ser adepto a catálogos É importante que seja sinalizado devidamente onde encontra-se os itens no PDV. Não é horrível ter que ficar buscando por horas apenas um produto? Então, uma das prioridades que devem existir é sobre a importância de sinalização em seu PDV. 6. Como assegurar-se que seus produtos serão vendidos? E quanto a meta de seus vendedores? É importante treinar funcionários. Não se trata apenas de esperar que o funcionário bata metas, pois além das metas, há a qualidade do atendimento que permeia compras futuras.


É importante que os seus colaboradores sejam dedicados e acreditem na sua marca: é preciso haver uma harmonia. Não se esqueça de proporcionar treinamentos periódicos e específicos para cada nova ação, principalmente se houver uma campanha promocional no PDV. O vendedor precisa conhecer cada detalhe, tanto do seu produto quanto de seu cliente. Não deixe de passar uma boa impressão para os seus clientes, pode ter certeza que através dessas dicas haverá um retorno muito maior no seu investimento. Portanto, o PDV possui um papel essencial. Quanto mais houver criatividade no PDV, maior será o tempo do cliente em sua loja, e a probabilidade de vender, crescerá. A criação de ambientes deve ser sempre pensada no cliente, mas não apenas como estratégia de vendas. É essencial que o seu cliente se sinta confortável no ambiente e, consequentemente, ocorra a promoção de vendas.


e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar