5 coisas que você deve saber antes de homologar fornecedores



Se você deseja ter um negócio efetivo em todas as áreas, realizar somente serviços com excelência e atender os clientes com qualidade, acaba não sendo o suficiente.

Por que?

É essencial poder contar com fornecedores eficientes e que supram todas as demandas.


Sendo assim, é preciso que os empreendedores pesquisem bastante e levantem o máximo de informações possível antes de homologar fornecedores.

Então, ao mesmo tempo em que as companhias são sistemas abertos que interagem com o meio que as envolve, é necessário que nas organizações existem entradas, processamentos e saídas de informações, de tecnologia e de materiais.


Ao gerar qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos, os negócios precisam garantir pela qualidade de seus recursos.

As empresas não podem deixar de lado a pesquisa de preço antes de homologar fornecedores, o que assegura a redução de custos de fabricação, ou de prestação de serviços, e a competitividade.

É comum, que muitas organizações ainda possuam um grau de receio de realizar compras pela internet por acreditarem que os fornecedores não irão honrar com seus compromissos.

É que, na verdade, o processo de compra e venda por plataformas digitais torna as compras mais transparentes, sendo mais difícil para os fornecedores não cumprirem com o combinado.


Um processo comum feito por plataformas é a qualificação de seus fornecedores antes aceitá-los.

Mas, para mudar o quadro de serviços prejudicados devido à falta de itens ou componentes, é indiscutível que os fornecedores sejam grandes parceiros, trabalhando em equipe com sua empresa e estabilizando, assim, bons resultados.


· Separamos 5 dicas que você precisa saber antes de homologar fornecedores.

1. Conheça as empresas disponíveis no mercado

Utilizar os serviços de empresas grandes como e-commerces ou marketplaces pode ser muito vantajoso pela variedade de fornecedores.


Mas, no entanto, antes de optar por um deles, é importante analisar as questões para homologação de fornecedores, conhecendo as principais informações dos vendedores para saber se ele tem condições de atender a sua organização.

Verifique, ainda, a documentação da empresa fornecedora a fim de ver se a empresa está legalmente constituída.


Qualquer falha nesse quesito pode implicar em um grande impacto na reputação da sua empresa.

O primeiro passo para homologar fornecedores de qualidade é pesquisando as empresas disponíveis no mercado.


Antes de decidir quais serão os parceiros e realizar pedidos, os gestores devem conhecer todos os fornecedores existentes, realizando levantamento dos prazos de entrega e preços cobrados por cada um.

Realizar uma pesquisa de mercado garante que a escolha pelo fornecedor seja realmente a melhor opção, evitando problemas futuros e garantindo bons resultados.

2. Peça informações para outros clientes

A pesquisa de mercado também envolve conhecer os clientes de cada um dos fornecedores.


Por isso, faça um levantamento das empresas para as quais eles fornecem e entre em contato com elas.

Pergunte o que acham de cada um dos fornecedores e questione se já ocorreu algum tipo de incidente.


Além disso, conhecendo os compradores dessas empresas, é possível verificar a confiabilidade ou não dos produtos ou serviços prestados.

O que também envolve fato de avaliar a qualidade dos produtos e serviços, pode, muitas vezes, existir atritos entre o setor de compras e os demais departamentos da empresa.


Eventualmente podem ser aquisições de itens fora das especificações técnicas ou serviços incompletos.

Podendo gerar em muitas causas.


Porém, elas podem ser evitadas.


Para limitar esse tipo de situação, é necessário que o profissional avalie as características de cada item para facilitar a comparação entre fornecedores.

Às vezes, também, a reputação pode ser afetada por processos judiciais, outras, pelas condições de trabalho de seus funcionários.


Uma coisa é certa, se o fornecedor comete erros e falhas em seus processos, inevitavelmente deixará rastros.


Uma rápida pesquisa na internet ou em bancos de dados específicos ajuda a encontrar informações sobre a reputação da empresa.

3. Pesquise a qualidade dos produtos ou serviços



É muito comum encontrar gestores que escolhem um fornecedor e fecham contrato sem conhecer os produtos ou serviços antes do momento da entrega.


Essa prática não pode acontecer em hipótese nenhuma, pois isso dá margem ao recebimento de itens de qualidade inferior àquela previamente acordada.

Para evitar essas surpresas desagradáveis, os empreendedores devem solicitar demonstrações de produtos ou serviços e conhecer detalhes de todos os itens disponíveis.


Assim, ao optar pela contratação de um fornecedor, você terá a certeza de que serão recebidos itens de qualidade e que atendam as especificações.

4. Conheça a situação financeira da empresa

Nunca deixe de pesquisar a condição financeira da empresa antes de fechar qualquer contrato para homologar fornecedores.


Essas informações são fundamentais para selecionar a empresa, evitando que seu negócio firme uma parceria com o fornecedor e eventualmente receba o calote ou não receba o que foi acordado.

5. Que tal verificar a pontualidade e os prazos de entrega?

Isso porque um fornecedor de qualidade é aquele que mantém a pontualidade e cumpre com os prazos de entrega, fornecendo sempre produtos de qualidade, independentemente da demanda da empresa contratante.


Por isso, antes de homologar fornecedores, os gestores devem ficar atentos se eles cumprem com as datas e sabem manter a palavra.

Não esqueça de que, caso os parceiros do seu negócio falhem nos processos de entrega, a sua empresa será a maior prejudicada na história, podendo resultar em clientes insatisfeitos, perda de vendas e até mesmo prejudicar a imagem do negócio no mercado.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar