Como o Geomarketing pode ajudar no seu negócio?


Com a evolução da tecnologia e empregabilidade dela no dia a dia das empresas, muitos conceitos revolucionários surgiram mudanças que impactam diretamente as relações entre as pessoas, um exemplo disso é o Geomarketing.

E você, já ouviu falar sobre o termo "Geomarketing"? Ainda não? Continue lendo para entender melhor! Esse tipo de ação é gerenciada pelo setor de Marketing que permite através de um mapeamento de localização, que as marcas conheçam melhor os consumidores geograficamente. É possível utilizar essa estratégia do Geomarketing para vendas como uma análise dos locais que há mais consumidores, o foco será sobre as vendas em determinadas regiões, e também, é analisado a estimativa de potenciais clientes e a aceitação do produto em uma determinada região, por exemplo. Conquanto, o Geomarketing trata-se sobre estratégias de uma marca a partir da análise de público mediante características de localização.

Como se deu início do Geomarketing?

Antigamente, a ideia foi pensada como uma proposta para a abertura de lojas físicas com foco em vendas. E foi a partir desse método, e com a evolução de dispositivos portáteis que a ideia surgiu sobre o Geomarketing. Se você pensa que é possível não estar incluído dentro do Geomarketing, pode começar a repensar isso. Pois mesmo que você mantenha o GPS do seu celular inativo, ainda é possível realizar o rastreamento.

*Curiosidades: - Sabia que o Geomarketing é uma das estratégias que mais são valorizadas? - É dentro do Geomarketing que as maiores empresas conseguem realizar a captação de novos clientes, e consequentemente, realizar sua fidelização. - Quando é realizado por um cliente um Check-in, seja pela internet, ou quando marcado a localização no Instagram, por exemplo, as marcas realizam uma pesquisa de público. É estudado dentro de algoritmos a construção de padrões.

Confira agora as vantagens da estratégia do Geomarketing, veja:

· É realizado o mapeamento de territórios com concentração do público-alvo;

· É feita uma análise geográfica do mercado; · Se bem analisada, pode ser explorada novas áreas para abertura de um novo negócio; · É possível realizar boas campanhas de marketing;

· É possível ter um relacionamento mais claro com o seu consumidor;

Então, é muito importante que você entenda quais são os hábitos de seus consumidores, isso porque as respostas se encontram nos pequenos detalhes, desde restaurantes ou docerias que frequentam. Imagina como esse método não pode colaborar com campanhas de marketing mais assertivas? Com conteúdos totalmente mais relevantes? Então, agora vamos explicar com mais detalhes como funciona cada etapa. Com certeza você conhece algumas delas! Confira: 1. A primeira é a estratégia Geotagging. Como já mencionado, é sobre as marcações da localização do Facebook e Instagram. É muito comum as pessoas marcarem sua localização nessas duas plataformas. É a tendência atual. O método é extremamente importante para realizar o monitoramento de conteúdos, sendo essencial para saber como está sendo a experiência do usuário e quais são os possíveis pontos passíveis de aperfeiçoamento. 2. Você conhece o método Geotargeting? Através da sua localização, a plataforma do Google e do Facebook começam a te informar sobre anúncios próximos. Às vezes você estava em uma loja de eletrodomésticos precisando de uma geladeira, e aparece no seu celular as opções. Como se estivessem adivinhando que você comprou, ou estava pensando em comprar. Então, através desses anúncios, a garantia de sucesso é grande. Um bom anúncio pode gerar um retorno muito significado para a rede! 3. Sendo o mais comum, os check-ins em redes sociais fazem parte das estratégias do geomarketing. Sabe quando você precisa qualificar a sua experiência em um hotel? Ou restaurante? Você atribui notas e comentários sobre sua experiência. Muitas empresas oferecem descontos e promoções para transformar o feedback de seus clientes em comentários positivos sobre a marca.


4. Já Geofencing é um método que oferece promoções como forma de atração de usuários. Mediante sua localização, é enviado ofertas específicas para o usuário no momento em que ele está perto de determinada região. 5. O Geofiltros é bem popular! Você pode encontra-los através do Snapchat, após a identificação de sua localização, o aplicativo irá liberar filtros personalizados. 6. Agora, sobre os sites personalizados. Esse, nós conhecemos bem. Já recebeu a notificação ao usar um site ou Wi-fi e receber a notificação “esse site deseja saber sua localização”? Então, trata-se também sobre o Geomarketing. Será automaticamente enviado para o usuário conteúdos personalizados.


Podendo ser apresentados anúncios e ofertas específicas para o estado ou cidade em que o consumidor se encontra. Portanto, o Geomarketing é uma das estratégias mais fortes que podem proporcionar o fortalecimento de uma marca.


Sendo mais comum do que se possa imaginar, trata-se de uma das estratégias que não dá pra fugir de jeito nenhum! Toda a definição explicada no artigo é referente sobre cada etapa exercida com êxito ao que se diz respeito ao método do Geomarketing.


Agora que você pôde entender melhor sobre o assunto, você pode aprender ainda mais e aplicar no seu modelo de negócio!

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar