Como aplicar o PMBOK na expansão da sua franquia?

Atualizado: 22 de Out de 2019


O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

Em 1983, na tentativa de documentar e padronizar as práticas que são normalmente aceitas na gerência de projetos, foi publicado o artigo "Ethics, Standards, and Accreditation Committee Final Report".


A primeira edição do "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)" foi publicada em 1996 pelo Project Management Institute (PMI).

O PMBOK é um facilitador para gerenciar seus projetos com sucesso e rapidez através de suas ferramentas e técnicas da gestão de projetos.

Essa gestão de projetos, conhecida como 'PMBOK' tornou-se importante para o desempenho crescente de uma companhia que atua em qualquer área.


Sendo possível melhorar a qualidade dos produtos, tornar os processos mais eficientes e atender às necessidades do mercado com mais facilidade.

O foi guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos.


As orientações do PMBOK para a expansão da sua franquia não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os distinguem dos demais.

Contando com a responsabilidade de cada equipe deve ser gerado uma adoção de medidas eficientes e que trazem bons resultados, adaptando esses conceitos à realidade presente.


Desse modo, ele é utilizado para orientar a atuação de gestores de projetos em diversas áreas, como a tecnologia da informação.

PMBOK atua como uma ótima ferramenta para você conhecer os termos e as expressões mais comuns para a gestão de projetos, além de expandir sua franquia.

Mas como gerar essa expansão de franquia?

O PMBOK é produzido pelo Project Management Institute (PMI).


O PMI é uma instituição internacional sem fins lucrativos formada por profissionais da gestão de projetos.


O PMBOK é fundamentado em dois conceitos principais: as áreas de conhecimento e o processo de gerenciar um projeto.

O primeiro ponto está relacionada aos conteúdos que devem ser administrados.


Elas são definidas pelos conhecimentos necessários para a composição e a execução das atividades e técnicas a serem realizadas.

Quais são os pontos principais?

Escopo; a integração; o tempo e o custo.

Tratando-se do segundo ponto, tem como foco nas etapas essenciais da gestão de projetos.


Ela as divide em grupos e subgrupos que facilitam a aplicação e o acompanhamento das atividades, como: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.



Qual é a importância do PMBOK?

Fará com que a empresa conheça as melhores práticas de gerenciamento de projetos, e consequentemente expandir sua franquia.


Pode ser aplicada em inúmeras áreas de atuação.


Esses conceitos podem ser introduzidos em processos simples e que fazem parte do cotidiano de sua empresa, como a criação de um novo software ou a gestão do setor relacionamentos humanos.

E além disso, irá facilitar a padronização das atividades, a melhoria do fluxo de informações e dados, a mitigação de riscos, o aumento dos lucros, o controle dos prazos de entrega e a redução de despesas.

E quanto aos benefícios do PMBOK?

1. Identificação de projetos com problemas

Uma das áreas de conhecimento do projeto PMBOK é o monitoramento e controle do projeto.


Nela, os objetivos são rastrear, regular o progresso e o desempenho e supervisionar.


Desse modo, é possível identificar áreas de erro no projeto em que será preciso realizar algumas alterações.

2. Gerenciamento e otimização de processos

Claro que essa patrulha mais intensa com os possíveis erros do projeto pode trazer maior otimização e melhor gerenciamento dele.


E isso é o que todo empreendedor de sucesso deve saber: otimizar as atividades do seu negócio ― tanto por meio do aumento de produtividade, redução de custos ou qualquer outra medida ― é uma ótima forma de impulsionar uma empresa.

3. Cumprimento de metas

O desenvolvimento de um projeto para a expansão da sua franquia deve estar em constante evolução, isso traz bastante dificuldade no momento de estipular as metas para um projeto.


Então, imagine quão benéfico seria ter um guia que ajudasse você a definir as metas e que possuísse uma visão ampla o suficiente para se adaptar.


É o que o projeto PMBOK faz por você.

Ele planeja, organiza, direciona e controla a equipe de um projeto para conseguir atingir e estabelecer metas específicas.


Afinal, de engenharia civil a projetos de TI, ter um guia capaz de ajudar a controlar a qualidade, garantir a entrega no prazo, além de claro, conseguir a satisfação do cliente.

4. Maior previsibilidade

Como o projeto PMBOK ajuda você com todo o planejamento, isso garante maior previsibilidade e antecipação quanto aos possíveis riscos.


Ao ter em mente o que pode dar errado, você pode criar um plano de ação com as soluções que se encaixaram em cada problema.

Um exemplo de problema que pode aparecer é o projeto ser acima do investimento previsto inicialmente. Como solução você pode acrescer um dinheiro extra caso ocorra imprevistos financeiros como esses.

Como utilizar a gestão de projetos PMBOK nos negócios?

1. Observe as necessidades específicas da sua empresa.


Escolha uma metodologia adequada para a expansão da sua franquia, assim poderá reduzir as práticas que poderiam não dar certo no seu negócio;

2. Crie uma boa equipe e fique no olho nas competências técnicas e intangíveis de cada um;

3. Estabeleça critérios de avaliação e comunicação.


A falta de comunicação adequada pode prejudicar o sucesso de sua equipe, que é peça fundamental para o sucesso de um negócio;

4. Defina tudo que é importante e necessário para o projeto: escopo, cronograma e métricas;

5. Acompanhe o desempenho do projeto após colocar em prática todos os passos anteriores definidos pela sua equipe e por você.


É essencial ficar atento ao andamento e se os frutos objetivados estão sendo colhidos.

Não deixe de analisar cuidadosamente sua infraestrutura empresarial.


Veja como é possível melhorar as atividades e obter resultados positivos com o projeto PMBOK e potencialize as oportunidades de sucesso do negócio.

No processo de expansão da sua franquia você contará com:

• Padronização das atividades do gerenciamento do projeto; • Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas; • Redução da negligência de atividades importantes; • Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente; • Controle sobre o andamento do projeto; • Tratamento otimizado de riscos; • Potencialização das chances de sucesso do projeto.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar