Quais as vantagens do espaço de descompressão?


No decorrer dos anos, muitas companhias vêm sendo adeptas ao espaço de descompressão, mas você já sabe o que isso significa?


E quais são os seus impactos positivos para uma Organização? Na origem da palavra, o ato de descomprimir significa retirar ou abrandar a compressão de… reduzir ou extinguir a pressão de algo.


Mas também seu uso refere-se ao ato de diminuir ou cessar aquilo que impõe um efeito, um resultado ou uma tendência, normalmente de teor negativo.


E com relação a isso o estresse gerado no dia a dia, principalmente em relação ao trabalho tem prejudicado imensamente as pessoas, impactando até mesmo a saúde delas.

E onde a ideia de montar espaços de descompressão?


Quando a maioria das pessoas em uma empresa apresenta sintomas de estresse e começam a ter sua produtividade reduzida, a Organização passa a ter que agir para deixar novamente o ambiente acolhedor para seus colaboradores.


Investir em espaços em que os funcionários podem relaxar, conversar e se distraírem, fazendo uma desconexão de suas rotinas agitadas, tem sido uma ótima opção para recuperar as energias no dia a dia.


A Arquitetura, por sua vez, possuí um papel fundamental nesse método de descompressão de espaço. Todos que acompanham as tendências do universo corporativo, conseguiram perceber que esse conceito surgiu em algumas grandes empresas de tecnologia.


Principalmente as mais inovadoras, como: - Google; - Facebook; - LinkedIn; - Netflix; Essas Organizações foram as primeiras conceituadas que se destacaram por ambientes dinamizados e atrativo para qualquer pessoa. Ao inúmeras empresas terem achado esse meio de Arquitetura, muitas outras investiram na importância de ter uma sala de descompressão, um outro lado disso, é que muitas companhias aderiram depois que várias marcas famosas começaram a investir em uma Arquitetura para escritório mais dinâmica e confortável. O que mais aflige funcionários atualmente são os fatores de alta competitividade do mercado, as atividades sedentárias e a conexão permanente que conseguem minar a disposição de qualquer um deles. Ou seja, o ideal para um ambiente de descompressão é que eles se sintam relaxados e recuperem a plena capacidade cognitiva, e isso é o mais importante de tudo.

Por que é importante reduzir o estresse no trabalho?



Essas ações podem proporcionar aos colaboradores de uma companhia uma grande oportunidade de relaxamento e de desvinculo com o dia a dia da rotina. E isso interfere diretamente na produtividade do escritório, isso porque retoma o foco e a energia no ambiente de trabalho.


Esse "novo" meio que os funcionários estão inseridos faz com que os mesmos se sintam mais relaxados, seus hormônios irão instintivamente voltar ao normal, quem não desejaria um pouco de descontração em uma rotina cansativa? Então, o que muitas empresas fazem é ter um mobiliário informal, trazendo itens como:

- Sofás;

- Poltronas e puffs;

- Sala de jogos;

- Sala de leitura;

- Sala de estudo; Mas onde especificamente que isso estará ajudando o seu ambiente de escritório? Veja: Com um maior contato entre os funcionários, isso irá gerar automaticamente um espaço de descompressão!


Isso porque o ambiente de trabalho será mais colaborativo, mas como?


Isso irá estimular a troca de ideias, o trabalho em equipe e aumentando a produtividade. Algo ainda mais interessante: A saúde dos funcionários


Como todos sabem, a depressão e a ansiedade são as doenças que ainda persistem nesse novo século, e é constatado em diferentes pesquisas que a doença muitas vezes é alimentada com um ambiente de escritório exacerbado de tarefas em curto prazo.


Mas imagina que com a diminuição do estresse da rotina, como falta de circulação, dores do coração, enxaquecas, pressão alta, dentre outros, o que um escritório com espaço de descompressão não poderá fazer?


Agora ficou mais claro sua importância, não é? É importante que o projeto não seja encarado como algo não tão "necessário".


O ideal é compreender que o investimento dará bons resultados em longo prazo.


Esse tipo de espaço de descompressão também tende a impactar positivamente na opinião de funcionários e tanto quanto dos colaboradores. Imagina se os seus funcionários ou colaboradores permanecessem na sua companhia por mais tempo?


O engajamento da equipe pode levar a um alto crescimento, tendo em vista que funcionários satisfeitos trabalham com mais vontade e são mais produtivos. Muitas empresas com essa estratégia já conseguiram aliviar a tensão de seus funcionários e aumentado a satisfação e produtividade através da sala de descompressão.


Surgiu resultado porque muitas companhias perceberam que precisavam de um esforço maior de seus colaboradores, ou seja, maior produtividade.


Então, tais empresas precisavam inventar produtos e serviços para os quais não havia nenhum precedente, o que exigia: - Foco; - Criatividade; - Capacidade para solucionar problemas; - Persuasão; - Controle de resultados eficaz; - Feedbacks positivos;




E como mencionado anteriormente, esse meio de descompressão em um espaço de salas e escritórios, o método elimina afastamentos por saúde, como: - Depressão; - Ansiedade; - Burnout; - Lesões por esforços repetitivos; - Dores em geral; - Enxaquecas; - Problemas de visão; - Mal estar; Então, todos essas vantagens nesses processos fazem com que os funcionários de uma determinada empresa, saiam de suas posições mais rotineiras no trabalho e se movimentam, resultando assim, em uma série de exercícios ao longo do dia, resultando na prevenção de doenças agravantes.


Consequentemente, a ideia cativou as empresas de diversos segmentos, e o que resultou nos processos atuais de inúmeras companhias aderirem o estímulo de descompressão de um espaço, gerando funcionários mais capacitados e prontos para lidar com a pressão do quotidiano.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar