Cozinhas Industriais e sua forma de operação: o que você precisa saber para o seu negócio!



Uma cozinha industrial pode estar presente em muitas áreas de negócios, e tem como função o preparo de alimentos de forma dinâmica e rápida, proporcionando a preparação dos alimentos com higiene e qualidade.

Ela pode se aplicar em vários tipos de empreendimentos, como, restaurantes, marmitarias, empresas de congelados, alimentos industrializados, lanchonetes, hospitais, pastelarias, buffet, cyber café, cafeterias, churrascarias, pesque-pague, self-service, sorveterias, supermercados e cervejarias.


O fato é que uma estrutura como as das cozinhas industriais pode fazer parte de qualquer empresa, independentemente de seu nicho.


Produção das cozinhas industriais

Sendo a cozinha industrial um local de produção, por isso também se faz necessário que haja uma observação dos fluxos de trabalho que serão realizados no espaço.

Ao montar o layout deve-se considerar que as atividades sejam realizadas de forma rápida, que os funcionários não fiquem o tempo todo em um mesmo local, o lixo não fique próximo ao preparo das refeições dos clientes e os fornos e fogões não estejam próximos aos refrigeradores, até por motivos de saúde.

Todas essas questões devem ser observadas pelos interessados na montagem de uma cozinha industrial.

Para seu planejamento, alguns passos são importantes:

• É necessário ter engenheiros e arquitetos competentes e que tenham experiência em projetos de cozinhas industriais.

Isso porque os profissionais de projetos em obras recomendam que não se deve fazer nenhum projeto com o tempo e orçamento apertado!

Então, para planejar a cozinha industrial requer tempo, dedicação e orçamento.

• Os projetos podem ser elaborados em ambientes que contam com uma cozinha que está desatualizada, ou quando começa do zero, o importante é que sejam analisadas todas as necessidades de produção.


Sendo então necessária a importância em se encontrar profissionais que sejam sensíveis a essas necessidades na realização do projeto.

• Sabia que um ótimo profissional de arquitetura e engenharia pode ser porque é aquele que realiza a visita do estabelecimento?


E pode apontar todas as características do negócio antes de iniciar o projeto em si?


Resumindo, é necessário observar qual o fluxo de processos que serão realizados nas cozinhas industriais, qual a intensidade da clientela e qual o tipo de refeições.


Com isso, ele projeta espaço, ambiente, equipamentos e tudo que for necessário.




O que considerar no layout das cozinhas industriais?

Conquanto, a cozinha industrial necessita fazer parte de um ambiente funcional e longe de perigos com capacidade de produção e segurança do trabalho.

Sabemos que uma cozinha já possui riscos por si só, essa realidade não é diferente, por isso, todo cuidado é pouco e a segurança deve começar desde o projeto inicial.

Para que a cozinha industrial seja segura e funcional, é preciso ser projetada de forma que o layout tenha os devidos cuidados:

• Dica: Opte por um piso antiderrapante para evitar escorregões e realizar uma limpeza mais eficaz, com esfregões e água.

• Por que não uma criação de um espaço de armazenagem de material de limpeza que fique distante de todos os alimentos?

• Tenha sinalizadores de pisos molhados.

• Todas as lâmpadas devem ser protegidas com globos, pois se uma delas estourar, nem um resíduo irá cair nas panelas.

Quais equipamentos?

Tudo não passa de um bom estudo!


Para escolher os melhores equipamentos para a cozinha industrial é necessário que haja uma pesquisa em conjunto de um profissional experiente e que saiba identificar equipamentos de qualidade e originais, pois nesse ramo de equipamentos há produtos falsificados ou de péssima qualidade.


É capaz de que tratando-se sobre equipamentos, você poderá se identificar e se interessar por saber mais sobre equipamentos para lanchonete, os quais poderão ser utilizados em sua cozinha industrial.


Qual é a vantagem desses equipamentos?

A centralizam da produção fará com que tenha uma diminuição de custos com operação e com funcionários.


O cook chill transforma, cozinha e congela alimentos em geral.

Para facilitar a sua análise e redução dos custos, é aconselhável ter um bom planejamento empresarial.

Os locais devem ser projetados com equipamentos que durarão cerca de 30 anos, não por questões de custos, mas por questões de durabilidade. Veja a lista e especificações de equipamentos:

• Patru – é um equipamento colocado entre o fogão e a prateleira onde os garçons buscam a comida, a patru é uma espécie de térmica que conserva a comida quente.

• Coifa – é essencial no ambiente de cozinha industrial, pois tem como função eliminar toda a fumaça do ambiente que se torna excessiva com o preparo de volumes de alimentos ao mesmo tempo.

• Armários – todos abertos, diferente dos armários domésticos.

• Geladeiras – as geladeiras devem ter portas de vidro transparente para que não se perca tempo procurando ingredientes.

E quanto a cozinha industrial e vigilância sanitária?

Tendo um planejamento bem organizado da cozinha industrial, promove ações dentro das especificações de vigilância sanitária.

Tratando-se da cozinha industrial bem planejada não há cruzamento de alimentos, evitando assim que as bactérias de carnes infestem outros tipos de carnes.


É um cuidado que o empresário deve ter e que é simplificado com o uso de layout ideal de cozinha industrial.


Quais são as tendências em uma cozinha industrial?


Os projetos das cozinhas industriais estão inovando.


Nesse ambiente, os clientes podem visualizar o preparo dos alimentos e verificar se os funcionários têm higiene, sendo que alguns clientes se tornam fãs da agilidade e dinamismo que há no funcionamento das cozinhas industriais.

Seu investimento:

Para projetar uma cozinha industrial, os empresários têm custos com a contratação de engenheiros e arquitetos, compra de equipamentos e planejamento em geral.


Contudo, o investimento tem um retorno certo, pois a cozinha industrial bem planejada é capaz de produzir mais e com qualidade e segurança no preparo das refeições do dia a dia.

Antes de projetar tal ambiente em si, os empresários devem pensar em seu funcionamento e quais as necessidades e vantagens que a produção exige.

Não se esqueça, é necessário pesquisar e contratar profissionais capacitados que realizem a produção do projeto, assim ficará mais fácil de você ver sua cozinha industrial do jeito que sempre imaginou!

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar