Usando a comunicação visual como recurso de decoração

Todo mundo é atraído por um lugar sofisticado e organizado.


Mas se você busca não somente proporcionar um local visivelmente bonito, os recursos de decoração servem também como meio de poder persuasivo. Como existem inúmeros métodos relacionados à comunicação visual, falando especificamente na decoração de ambientes, esse método é capaz de alavancar as suas vendas!


Tornando sua empresa muito mais atrativa. É possível usar: - Imagens: - Adesivos; - Quadros com citações. Paredes: - Citações com tintas na parede; - Harmonização com cores; - Padronizar (cores pastéis são mais neutras e refletem um local mais aconchegante, por exemplo) Outras coisas que estão dentro da comunicação visual, trata-se desde a fachada da loja, a ambientação de um evento corporativo, o uso das redes sociais, as peças de papelaria (cartão de visita, envelopes etc), até a forma de atendimento ao consumidor, por exemplo:


Será oferecido brindes? O tratamento recebido foi excelente? Esses são métodos essenciais para que a sua marca se diferencie.


Porém, é essencial que você conheça o público que você está trabalhando.


Uma pergunta: Você já sabe qual é o seu público-alvo? Sabia que o tipo de letra interfere na decisão de compra? Se há um bom investimento para enfatizar, é sobre investir em um bom letreiro precisa de tipografia (fonte) legível e de alta qualidade.


O tipo de letra aproveitado também comunicará algo para quem observa, provocando alguma sensação ou conceito. A fonte da letra, deve ser personalizada e deve deixar em evidência a marca da loja, apostando-se na melhor legibilidade possível.


Quem passa pela sua fachada deve compreender o que está escrito de forma rápida, pois isso facilita também a memorização. Você pode ter fachadas com apenas letras, painéis de vidro, impressão digital, entre outros materiais.

Sabe usar adesivos? Os adesivos são um verdadeiro charme para um ambiente mais despojado.


Fora que os adesivos decorativos também podem gerar um ganho interessante para o ambiente. É possível personalizar qualquer espaço, sendo fácil de colocar e retirar.


São ótimos para citações, que tenham a ver com a proposta da sua marca, por exemplo.


Isso porque frase inspiradora ou um poema tem o poder de chamar a atenção do cliente por alguns instantes e gera interesse para a loja. Sabia que a utilização de imagens, podem ser mais eficazes e impactantes que o uso da linguagem escrita? Pois é! Enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados, as imagens possuem uma intenção mais direta com o cliente.


O contato é mais certeiro (em muitos casos). Se você desejar, utiliza uma dica simples: Faça um painel de fotos. Os clientes poderão ficar atraídos os olhares curiosos e provocar emoções. Imagens podem reforçar o reflexo visual: pense nos formatos e tamanhos antes de aplicá-las. Conquanto, com um merchandising bem feito, uma imagem pode valer mais que mil palavras.


Usando as cores:


Não esqueça de estudar sobre as cores.


Elas desencadeiam emoções e diferentes tipos de sentimentos em cada pessoa.


Estando em contato com ambientes comerciais, é preciso que se trabalhe com cores que façam parte de uma boa escolha para o psicológico de cada um. O que cada cor pode representar? Se você desejar utilizar em seu ambiente a cor amarela.


Saiba que se trata de uma cor que é chamativa, ou seja, ela não é neutra, ela é forte.


Mas ela pode desencadear o estímulo dos sentidos, podendo despertar alegria e otimismo. Enquanto o azul, trata-se sobre o oposto, faz parte das cores frias.


Podendo proporcionar uma certa sofisticação, e despertando emoções de relaxamento, acolhimento, até mesmo de segurança e o despertar da espiritualidade. Dica: essa cor estimula a parte criatividade do cérebro. Muito utilizada em espaços corporativos. O vermelho é a cor do poder.


Tratando-se de uma cor quente é chamativa, ela pode desencadear paixão, energia e até sobre o apetite! O verde é uma cor secundária, e está relacionado tanto à natureza quanto ao equilíbrio.


Ao equilíbrio as emoções podem influenciar na questão de saúde, enquanto a relacionada à natureza, pode ser transmitido valores de crescimento e fertilidade.


A cor também auxilia em dar aquela relaxada na vista! O roxo é essencial para lojas do segmento de cosméticos.


Pode despertar fatores de beleza, como o poder.

Uma última dica, é que se você anseia em aumentar a sua credibilidade no mercado, invista em: - Na personalização de embalagens; - Na sinalização de promoções ou outros eventos; - É importante elaborar um bom uniforme para os funcionários; - Não se esqueça de criar uma decoração criativa dentro da proposta da empresa; - Faça a distribuição de brindes; - É importante que você invista em materiais de divulgação em eventos.



A Arquitetura como aliada na comunicação visual:


Ambas trabalham juntas quando o assunto é chamar atenção do público!


A Arquitetura poderá auxiliar na elaboração de projetos relacionados à edificação e até mesmo na parte interna do ambiente, com a decoração apropriada.


O trabalho aqui é proporcionar a devida harmonização entre todo os elementos para trazer um ambiente corporativo melhor.


Com um projeto bem alinhado, escolha de estilos e materiais que corroboram com a cultura organizacional da empresa, teremos uma enorme escala de benefícios que resultarão em sucesso do negócio.


Outro ponto a se considerar é que o projeto deve sempre estar alinhado à imagem que a empresa deseja passar, sendo sempre algo exclusivo e totalmente personalizado. Portanto, se a área de marketing não tiver uma relação adequada com o público-alvo de uma forma pensada, a ambição por vendas pode não acontecer.


Então, é essencial investir em uma identidade que consiga transmitir os valores do serviço. Desde cores, imagens, fontes e elementos gráficos, ilustrações, oferecem são formas de captar o seu futuro cliente.


E conforme vimos, a Arquitetura pode lhe ajudar muito neste processo de comunicação visual, planejando ambientes melhor decorados para que você possa usufruir de todos os benefícios que esse tipo de comunicação pode oferecer.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar