Como nichar seu negócio pode fazer você aumentar suas vendas



Muitas empresas têm buscado se especializar em tipo de segmento para aumentar suas vendas.


Então, faz parte de uma segmentação de mercado onde os consumidores possuem características ou necessidades únicas, que os diferenciam do restante do mercado.


O nicho de mercado é um recorte da área de atuação de uma empresa, empresas que possuem o mesmo foco através de outros valores, então, o nicho faz parte de um recorte do mercado atual inteiro.


Então para a área ou segmento é algo mais abrangente, como tecnologia ou saúde, o nicho do negócio é uma delimitação mais específica, por exemplo, culinária árabe ou roupas para crianças.

Para entender melhor, um outro exemplo, uma companhia com nicho de mercado é denominada por atender uma parcela de consumidores de forma específica, e, muitas vezes, inexplorado.


Há um grande número de franquia de restaurantes com preços acessíveis.


O setor de serviços de alimentos possui uma série de empresas. Todos já explorados o suficiente.


Um exemplo de nicho de mercado seria uma rede de restaurante para veganos.


Esse grupo de potenciais clientes possui necessidades diferentes e poucos exploradas.

De uma maneira geral, para nichar seu negócio é essencial ter em mente que esse mercado é composto por clientes que possuem um perfil semelhante.


O que acaba desencadeando em um mesmo foco de interesses.


Na maioria das vezes, escolher um bom nicho consiste em oferecer soluções a públicos cujas necessidades são pouco atendidas pelo mercado atual.


Sendo assim, a estratégia de segmentação permite que o empreendedor se especialize e compreenda profundamente as necessidades de um determinado grupo de consumidores para alavancar suas vendas.

O que torna um benefício para a competição desse mercado tão competitivo, principalmente para donos de pequenas e médias empresas.


Conquanto, ao definir um nicho de mercado para atuar pode significar a escolha dentre as várias possibilidades de mercados e clientes.


Trata-se de ter foco e direcionar melhor todos os seus processos, desde a produção, distribuição, vendas, marketing até o atendimento.


· Como lidar com o receio de nichar seu negócio?





Uma pergunta muito comum dos empreendedores é: “Eu não vou estar perdendo clientes fazendo isso?”


Pode parecer contra-intuitivo, mas o que diversos casos de sucessos nos mostram é que não.


Fazendo isso você conseguirá vender muito mais pela internet.

Uma mesma área pode agregar diferentes funções de foco, ao focar em apenas um nicho a possibilidade de aumentar suas vendas é muito maior, isso porque o foco é mais específico, ou seja, a atenção por uma determinada parte resulta em melhores resultados.


Só que compreender esse poder do nicho, pode não ser tão simples.


É necessário perceber como o ambiente online é diferente das lojas físicas tradicionais.

Um negócio local que venda um tipo de produto tão específico ou atenda somente um nicho de clientes, provavelmente não teria sucesso.


Afinal, dentro da cidade ou nas proximidades da loja, existiria uma porção de clientes muito pequena interessada no serviço.


Contanto, a história é outra quando falamos de negócios digitais.

O ambiente online nos permite ter acesso a um número infinitamente maior de compradores.


As empresas mais inovadoras fazem: criam nichos transformadores.


Portanto, nichar seu negócio é selecionar um perfil de clientes, compreender suas demandas e produzir soluções direcionadas.


É ser muito mais assertivo nas ações de comunicação, na criação de produtos e em todas as funções e etapas do seu negócio.


Há nichos lucrativos para você se inspirar, isso porque existem inúmeras opções de nichos de mercado para atuar.

Mas para escolher o seu é fundamental levar em conta fatores como a sua experiência na área e também a lucratividade do setor.




· Analisar o mercado e entender o consumidor é essencial


O nicho de mercado pode envolver não somente uma menor concorrência, mas trata-se de uma área não explorada por muitas empresas.


O fator do nicho proporciona ser diferenciado no mercado.


Ao falar de marketing, se o seu foco for mais certeiro, há redução com os custos, e as chances de alcançar o seu público alvo é muito maior.


Ao falar de proximidade, por atender já um público alvo, a companhia se aproxima institivamente com seus consumidores.


Já na parte de inovação, apostar em uma só segmentação de mercado pode tornar mais fácil apresentar produtos e serviços inovadores.


Finalizando, a parte de fidelização contribui para a marca atender todas as necessidades de seus clientes, tenho muitas chances de sua marca ser divulgada pelos próprios.

Mas, resumindo, há casos de muitas empresas que optaram por esse meio de negócio e se tornaram empresas bem conceituadas no mercado com alto faturamento.


O setor de serviços apresenta alto potencial de crescimento nos negócios online.


Cada vez mais as pessoas buscam não somente produtos, mas experiências de compra diferenciadas.


A prestação de serviço possui essa característica, oferecendo alternativas especializadas e até mesmo bem customizadas em sua elaboração.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar