Como a técnica do Retrofit pode ajudar uma reforma de loja?



Precisando reformar a sua loja? Já ouviu falar sobre a tendência 'Retrofit'? Mas afinal, o que é Retrofit? Tal concepção é de reaproveitar materiais e estruturas ao se reformar ou revitalizar um imóvel.


A técnica está sendo usada por arquitetos ao redor do mundo todo. Atualmente os consumidores estão fazendo parte de uma onda mais sustentável, e de fato, a sustentabilidade traz benefícios, muitos deles, até pro seu bolso! A técnica veio da Europa e seu conceito se deu através da vontade de renovar e trazer beleza em construções antigas com necessidades de manutenção, ou seja: revitalização de um imóvel.


Mas a concepção é de não alterar os aspectos originais da obra, incluindo tendências do momento.


São alterações para atender novas necessidades e conforto. O fato é que a ideia do projeto advém da engenharia civil.


Ao manter as características de um projeto ou manter sua funcionalidade, o projeto faz parte de uma construção de necessita de inúmeros reparos, sendo assim, a reestruturação parcial de sistemas.


O procedimento se contempla em modernização de redes, equipamentos e sistemas de residências, lojas e edifícios. Mas veja as vantagens e os cuidados listados aqui em baixo:

1. A primeira delas é que ao buscar essa técnica, os clientes podem ter conforto e modernidade, e a validade da projeção de objetos para projetos únicos.


Imagina o quão satisfeitos seus clientes não ficaram em sua loja?


A reforma da sua loja pelo Retrofit proporciona uma técnica de uma reforma, ou uma decoração mais moderna.


A ideia é que aumente vida útil e funcionalidade da sua loja através de uma construção em relação ao uso atual.


Entre elas, as outras metas são a normatização das edificações às regularizações atuais e seu aumento de eficiência energética. 2. Como mencionado, o fator da economia vem à tona.


Isso porque por meio do “retrofit” é totalmente possível investir até menos da metade do dinheiro se comparado a iniciar uma obra desde o começo.


É totalmente criar a casa dos sonhos pagando menos! 3. O fator de aproveitamento máximo das estruturas.


Na maioria dos casos, as estruturas existentes são aproveitadas.


É realizado alguns ajustes como, por exemplo, na alvenaria, criação de fachadas novas, trocas da infraestrutura elétrica e até a hidráulica. Além disso, é inserido novas esquadrias, pisos, revestimentos, móveis e a esperada nova decoração!


Proporcionando para o novo lar novos acabamentos internos e externos.


Podendo ser executado também uma área de lazer, repaginação ou criação das novas áreas gourmets, piscinas, jardins, e etc. 4. Uma coisa que é necessário ter bastante atenção é sobre o acompanhamento diário do projeto.


Se você deseja projetos mais bem elaborados como os de retrofit é importante que você contrate um arquiteto especializado para que os processos se tornem mais completos.



Dentro de escolhas certas, associadas a boas medições de contraste, ofuscamento e avaliação da iluminação natural, será alcançável ótimos resultados no retrofiting. Mas um adendo: Tudo isso irá depender de sua habilidade na construção de sistemas que preservem a riqueza estética da edificação. Já pensou sobre uma projeção de muitos itens e detalhes? É necessário trabalhar em dupla para esse feito! 5. Como também mencionado, o fator de sustentabilidade.


Atualmente, os clientes estão preocupados com esse fator.


Para a sua reforma de loja, esse é um dos itens primordiais.


No Brasil, o projeto é um nicho da automação residencial que tende a crescer com foco em sustentabilidade.


Em mercados com construções antigas preservadas por leis, como na Europa esta tendência tende a representar até 50% dos projetos.


No país, a revitalização de centros urbanos será uma área de grande oportunidade para a integradores de automação residencial.


A ação promove reaproveitamento e preservação, é realizado pesquisa de materiais, melhoria de iluminação, ventilação, substituição de sistemas pensando no meio ambiente.


Tal projeto proporciona: conforto; eficiência energética; consumo de água mais competentes e econômicos; e etc. 6. Sabia que pode gerar valorização para o seu imóvel? Atualmente, dentro de projetos inteligentes, os novos empreendimentos podem ser mais facilmente solucionados no futuro com a ajuda técnica, esse é o lado bom do Retrofit.


Então, investir em um projeto retrofit garante uma renovação completa do imóvel a longo prazo, e para as pequenas reformas, elas podem ser realizadas normalmente, sem desafio nenhum. 7. A idealização do projeto: O Retrofit é além de entregar beleza para um cliente.


O projeto consiste em uma técnica, que se considera regularização, segurança, e novas tecnologias. 8. Uma dica muito importante é inviável de deixar pra trás é de de deixar seu imóvel regularizado com o retrofit: no processo da restauração, é totalmente alcançável regularizar aquele local nas normas exigidas pela prefeitura.





É preciso levar em conta se o imóvel deve estar enquadrado na legislação estipulada pela prefeitura local.


Muitas pessoas usam o projeto do retrofit para transformar uma edificação habitacional para uso comercial ou corporativo.


Se faz necessário levar em consideração as normas do município em que o imóvel está localizado, bem como a legislação vigente. Mas o projeto retrofit para a reforma de sua loja precisa ser bem trabalhadas, isso porque não envolve apenas sua capacidade técnica de instalação e montagem de interfaces.


É necessário se preparar para cenários diversos. Ao pesquisar as inúmeras maneiras sobre a qualidade do projeto, você irá evitar a burocracia de regularização e aumentar seu perfil de gerência no canteiro de obras.


Essas habilidades fogem da alçada da preparação como integrador de sistemas: é importante buscá-las em outras áreas, profissionais e empresas.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar