Como a arquitetura de interiores interfere na produtividade de trabalho dos seus funcionários




Para que possamos nos sentir bem, existem uma série de fatores que podem contribuir na geração de bem-estar e satisfação, e dentre tantas coisas, você sabia que o tipo de design de um ambiente de trabalho pode influenciar na rotina dos funcionários? Isso porque a questão de produtividade dos funcionários pode ser elevada ou diminuída dependendo do tipo de ambiente em que ele está participando. Você já parou para dar uma volta em um ambiente de trabalho alguma vez?


Só para observar?


Não é muito comum ver pessoas concentradas e tensas?


Mas será que isso é sinal de produtividade? Veja só: Imagine o seguinte: Uma sala totalmente mal iluminada, com portas fechadas, e com um aspecto sombrio.


O que você acha?


Será que o ambiente escuro não está atrapalhando a produtividade desejada por algum dos colaboradores da empresa? O ideal é que o ambiente possua espaços de circulação.


Com a rotina de ir para lá e para cá, que muitos escritórios possuem, um lugar com excesso de móveis, objetos ou desorganização, pode dar uma expirada na produtividade, não acha? O desejado é que o espaço seja livre, o espaço deve ser apenas destinado à circulação das pessoas.


Então procurar manter o espaço de trabalho sempre limpo e organizado, certamente isso irá gerar uma sensação produtividade e dará um gás extra aos colaboradores.


Atualmente, foi descoberto que pessoas que passam o dia se estressando por algo, no final do dia podem sofrer com o excesso de tensão, gerando dores de cabeça, pressão psicológica e etc.

O que resume que mesmo as coisas mais "bobas" do dia a dia, podem exterminar com a produtividade e ocasionar em estresse excessivo. Mas outro lado positivo de um espaço amplo é que pode facilitar uma interação entre os funcionários.


O fator de comunicação é essencial para um trabalho de qualidade. E que tal dinamizar os locais de trabalho para aumentar a produtividade dos funcionários?


Ao invés dos funcionários residirem em uma mesa fixa e sala específica, é proporcionado que eles possam trabalhar em diferentes ambientes, e com colaboradores de outras áreas, gerando também produtividade esperada.


Dentre esses e tantos outros motivos, é por isso que os coworking tem se tornado os queridinhos para quem deseja ter um escritório: Entenda por que essa tipologia de ambiente está cada vez mais presente. O fator das cores também é essencial.


Como dito anteriormente, um local iluminado não é a aposta ideal.


Mas você sabia que as cores também influenciam diretamente no psicológico? Ou seja, podendo serem usadas para transmitir uma sensação de conforto ou de relaxamento.


Mas, como?


Aposte em cores de tons neutros!


O branco transmite clareza, por exemplo.


Então, toma cuidado com tons intensos, levando em consideração esse fato, pode ser que você esteja aniquilando a produtividade do seu escritório!


Então, lembre-se: A cor do seu escritório importa.




Outro aspecto essencial é sobre móveis.


É muito importante que eles sejam funcionais, e também, confortáveis. Se formos falar sobre cadeiras, é preciso pensar na ergonomia delas.


A má postura aflige muitas pessoas e esse é o mal de muitos escritórios, portanto, é necessário se precaver sobre os danos à saúde por causa de má postura. Para espaços de descanso, planeje móveis como poltronas e sofás.


Os pufes também são uma ótima solução já que transformam o ambiente em um local mais descontraído, além de ficar visualmente mais bonito e elegante!


· Iluminação, acústica e temperatura para a produtividade no trabalho:


Partindo para o assunto sobre iluminação, é que não existe nada melhor que a luz natural.


Já parou pra perceber que só de sair debaixo das luzes fluorescentes os seus olhos ficam mais relaxados? Mas se a luz natural não é uma opção para você neste momento, iluminação com LED é o ideal depois da luz natural. O ideal, também é silêncio em um ambiente de trabalho, e há também a ideia de que o conforto térmico e acústico é necessário.


Não é horrível ouvir ruídos? Essa perturbação pode ser mais comum do que se imagina, e isso interfere diretamente no seu trabalho.


Se você é do tipo que gosta de música, experimente um som ambiente de uma rádio legal ou de uma boa playlist.


É essencial ter um bom isolamento acústico, e a sensação de conforto e bem-estar é que o ambiente de trabalho tenha uma temperatura agradável também.


É ideal que ela fique entre 20º C e 23ºC.


Outro fator que ajuda também para regular o clima do ambiente é o ar da janela que pode fazer com que diminua a incidência do sol. Outro aspecto interessante é a vegetação em ambientes de trabalho.


É comprovado em diferentes estudos, a relação que as plantas possuem com a elevação dos níveis de relaxamento no corpo, isso porque ela pode ajudar a diminuir o estresse e estimula a criatividade.


Imagina cactos e diferentes plantas no seu ambiente de trabalho?


Trazem a sensação de positividade, melhorando a qualidade do ar e aumentando a umidade do ar, é uma boa solução para locais com ar condicionado, já que muitas pessoas não são adeptas ao ar condicionado por problemas de saúde.





Agora, a tendência que mais viralizou em inúmeros escritórios são os espaços de relaxamento, ambiente este super aprovado no universo da Arquitetura de Interiores devido aos inúmeros benefícios que traz.


É essencial que em ambientes corporativos possuem espaços para aliviar a tensão do trabalho.


Investir em locais para os funcionários relaxarem durante os intervalos, como sala de jogos ou salas de TV, ajudam com a produtividade esperada após tais intervalos.


É comprovado cientificamente que esses momentos de descanso ajudam a diminuir o estresse e auxiliam a aumentar a produtividade ao longo do dia.


Vale acrescentar que a produtividade dos funcionários no ambiente corporativo está diretamente relacionada ao engajamento e comprometimento dos colaboradores com a empresa.


Então investir em meios que proporcione o bem-estar e estimule a criatividade das pessoas está diretamente relacionada ao sucesso profissional e empresarial dos que estão envolvidos em tudo isso.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar