Arquitetura e Marketing: Existe relação?

Todos nós ouvimos de forma muito frequente a palavra “Marketing” e no fundo sabemos que para as empresas é essencial possuir ações de marketing para que o crescimento da Instituição ocorra.


Agora, você já parou para pensar na relação entre a Arquitetura e o Marketing?


Neste artigo abordaremos a fusão entre essas duas áreas, e você compreenderá que nenhuma área pode ficar sem esse conceito que é responsável pelo sucesso.


Ao parar para usar de verdade uma estratégia de marketing, o ideal é começar pelo posicionamento e propagação da sua marca.

Dentro do marketing existem inúmeras vertentes que são positivas para a sua companhia dentro do mercado que demonstra destaque, ao ajudar os consumidores, você se importa em atrair as pessoas em todas as etapas do funil de marketing?

No caso do marketing digital através de uma boa estratégia online é possível alcançar o seu público alvo e deixar a mensagem desejada da marca de sua companhia.

Portanto, conquistando o seu público alvo, a sua marca estará propícia para que as pessoas comecem a interagir com o que foi idealizado.

O esquema do marketing permite uma automatização com o relacionamento entre você e o cliente onde será estabelecido uma relação afetiva.

Através dessa estratégia de marketing, o relacionamento com o cliente é a base principal para as engrenagens da sua empresa, e por isso o marketing possuí papel fundamental dentro dela.


Isso porque ela permite que o profissional sempre esteja a frente e se torne referência no mercado, sua relação de qualidade e confiança estabelecida entre seus clientes.

Mas tome cuidado: Não misture um assunto com outro, muitas vezes, o que muitas marcas acabam realizando é uma automatização com robotização.


Robotizar os processos acaba transparecendo que é algo automatizado.


Mas com a automação certa, tais ferramentas de automação permitirão que você foque em outras demandas nos projetos em vez de apenas responder e-mails, por exemplo.

Sendo assim, a ferramenta do marketing é uma das principais em que os arquitetos devem possuir, e se pensarmos sobre o decorrer dos anos, a internet e as redes sociais se popularizaram entre os profissionais da área, o que significa que a vida do arquiteto se resume basicamente em manter a estratégica de marketing em sua companhia.

Sabia que dentro dessa estratégia que o arquiteto autônomo no começo da carreira tem a capacidade de se posicionar no mercado da mesma forma que um arquiteto renomado com anos de experiência?

Mas quais são os principais benefícios do marketing na arquitetura?

Dentre os benefícios de uma estratégia de marketing para arquitetos existe um leque enorme de oportunidades que podem ser conquistadas a partir de ações.

O meio de atração de clientes é facilitado dentro dessa ferramenta.


A realização de ações de marketing entrega ao investimento de ações que possibilitam a propagação das ideias do profissional entre o público e o mercado de forma natural.

Sendo assim, todos os projetos poderão ser facilmente alcançáveis por qualquer um de forma contextualizada, dentro da internet ou em um evento do qual o profissional estiver participando, mas... veja as seguintes perguntas para você entender melhor esse processo:

Você consegue ter ideia de quantos clientes alcançou porque você foi a um evento importante?


Ou de quantos clientes alcançou após ter anunciado na revista?

E de quantos clientes você obteve por ter colocado um espaço em eventos de arquitetura?

Por fim: Como você sabe se você realmente está tendo retorno do seu dinheiro e tempo investido?

Difícil, não?

Mas agora, confira dos benefícios marketing (principalmente o Digital) na Arquitetura:

- A mensuração dos resultados e das análise de dados;

- É possível saber quantas visitas o seu site adquiriu;

- É possível saber a quantidade de e-mails que você alcançou com um e-book;

- A quantidade de acessos suas redes sociais geraram para o seu site;

- E de quantas vendas por tipo de canal você teve;


Portanto, as tomadas de decisões serão mais claras, através dessa estratégia o seu dinheiro será usado com eficiência, porque você saberá exatamente qual o melhor canal de marketing que você tem.

Será que você tem ideia de quais são as principais redes sociais para arquitetos?


Através de pesquisas, foi constatado que o Pinterest é o popular entre o mundo da arquitetura na realidade virtual.

Tendo informações claras, você saberá com quem se comunicar.


E uma dentre outras estratégias de marketing é que o ideal se tenha um site e blog, é claro.

- Comece a produzindo conteúdo

- Foque em SEO

- Foque em canais de distribuição

- Tenha redes sociais, crie newsletters, e-mail marketing, produza materiais ricos, faça fluxos de nutrição etc.

Conquanto, tendo a redução significativa de custos em relação à aquisição de clientes, eles serem atraídos de forma espontânea para conhecer o trabalho do arquiteto ou do escritório em questão.

Outra ideia é que seguindo a autoridade de mercado, uma vez que o nome do profissional ou empresa estará estampado por toda parte, junto aos seus projetos, se tornando referência quando o assunto é arquitetura.

Portanto, é necessário investir nas redes sociais com foco em imagens.


Os textos ricos em informações e experiências são ouro para os que comecem sua página.


Na arquitetura, o principal elemento de atenção é a questão estética, certo?

Então, através de uma boa uma fotografia, ela acaba valendo mais que qualquer outro tipo de conteúdo.


Ou seja, é essencial estar presente nas redes sociais com foco em imagens, como o Pinterest, Instagram, Tumblr, YouTube, Vine e muitas outras redes de comunicação.


Se atente aos benefícios que o Marketing oferece no mundo da Arquitetura e tenha muito sucesso!

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg
infografico-como-funciona-o-manual-de-ar