Obtenha a aprovação do shopping para sua loja com mais eficiência

Atualizado: 2 de Set de 2019



Abrir uma loja no shopping é uma dúvida comum para empreendedores durante a elaboração do seu plano de negócios.


A escolha do local e a arquitetura para montar o seu empreendimento deve ser muito bem-feita, ao levar em conta os benefícios e os procedimentos corretos a se tomar.


Deve se levar em conta uma série de fatores na hora da escolha do local, pois o que muitas vezes é bom para um tipo de negócio, pode não ser exatamente para o seu.


Ao desenvolver uma estrutura e uma imagem padrão para o negócio da loja, consegue-se deixar claro para os clientes a identidade da marca.


Facilitando que as pessoas reconheçam a empresa em qualquer lugar e saibam onde encontrar produtos e itens em qualquer uma das lojas da rede.


Isso porque a criação de uma boa estrutura para o comércio ou ponto de venda permite que o cliente se identifique melhor com a marca ou com o estabelecimento.


Melhorando a experiência do cliente, fazendo com que ele se sinta mais à vontade e queira fazer compras, gerando movimento na comercialização.




Ao abrir uma loja no shopping, a Artusi Arquitetura e sua equipe de profissionais começam o bate-papo com o cliente fazendo as seguintes perguntas:


"Qual será seu ramo de atividade?", e "Qual será o público alvo?".


Com isso, você poderá fazer uma boa análise de suas finanças para saber onde montar seu futuro negócio.


E quanto ao público alvo, o seu cliente determinará se o local é propício ou não, cliente sempre possui hábitos de consumo, renda, faixa etária, e até mesmo perfil social.


O aspecto positivo de abrir uma loja no shopping, é, definitivamente, a segurança.


Ao levar em conta que o próprio empreendimento é responsável pela contratação e por manter uma equipe de seguranças condizente com o tamanho do prédio e a circulação diária de clientes.


Podem ocorrer fatores externos, claro, mas a segurança do shopping possui uma série de benefícios para seus lojistas.


A grande circulação de pessoas nos shopping centers é alta, devido este tipo de ambiente servir de ponto de encontro entre amigos e familiares, além de oferecerem uma série de serviços, desde entretenimento à alimentação, o que atraí um grande e variado público todos os dias.

O mais importante é ficar atento e verificar se o púbico combina com os produtos que você tanto pretende vender.


Mas existem decisões importantes a serem tomadas antes de começar a atender os clientes em sua nova loja.


Exigências para abertura de lojas em shoppings:


Entre as opções disponíveis, é preciso levar em conta mais do que apenas o preço da locação ou o espaço disponível.

Normalmente são inúmeras as regras que a organização do shopping impõe sobre as lojas com relação a suas reformas, funcionalidades e medidas de segurança.


As exigências são variadas, mas alguns shoppings limitam, por exemplo, o espaço de venda a uma porcentagem da loja.


Portanto, é necessário realizar as obras devidas no local, é preciso ler todas as instruções fornecidas, como caderno técnico e determinar se ele permite a instalação das suas ideias antes de fechar a localização da loja.


Neste passo a contratação de profissionais de Arquitetura é de suma importância, pois a equipe estará habilitada para ler todas as letras miúdas que compõe o regramento para a abertura de lojas, podendo negociar com o shopping, adequando as melhores saídas para seus clientes.


Além dessas medidas, questões relativas à instalação de suas ideais e à realização de um estudo de viabilidade técnica, são é muito importantes.


Isso porque será analisado a capacidade da instalação básica de receber novas reformas e adaptações.


Essa importância do estudo de viabilidade se faz presente para ter a certeza de que é possível a realização de uma determinada ideia, evitando imprevistos e dificuldades técnicas após o começo da obra.


Para estar tudo regularizado, os laudos para a abertura de shopping centers exigem que os projetos de reforma das lojas estejam devidamente respaldados por laudos técnicos que justifiquem a possibilidade de mudanças, pensando além de toda a necessidade de estudo relacionado a ficha técnica, o design do local influencia aspectos positivos e negativos.


Já que essa parte burocrática é essencial para que a organização saiba que a estrutura geral da construção está sendo respeitada, como a exigência do AVC.


O Corpo de Bombeiros exige também que o conjunto do prédio seja vistoriado.

Por isso é importante que seu projeto não comprometa saídas de emergência, entre outras inúmeras pautas.


O objetivo desse post é ressaltar a ideia de necessidade relacionada ao poder que uma boa arquitetura pode proporcionar para o seu novo local de trabalho, ao levar em conta a urbanização necessária.





O papel de uma boa assessoria de arquitetos para a abertura de uma loja em shoppings


Para a Artusi Arquitetura, as considerações sobre a reforma do ponto, é uma das principais razões para a existência de um caderno técnico.


Os shoppings centers tem como preocupação a experiência de seus consumidores.


Para ter a absoluta certeza que a reforma para implementação de uma nova loja seja realizada sem incomodar as vendas nas outras já estabelecidas, será analisado e exigido uma série de regras que serão determinadas para evitar transtornos.


Em reuniões com seus clientes e empreiteiros, a equipe de arquitetos procura deixar claro regras como: as limitações com relação ao horário de uso de ferramentas que causam barulhos, são comum, como em qualquer reforma de estabelecimento o respeito ao horário estabelecido.


Se você deseja evitar que a reforma polua sonoramente o ambiente trabalhado, essa parte da implementação da loja costuma ser restringida para os horários em que as lojas não estão em funcionamento e o shopping não está aberto ao público.


Por isso, nestas horas a pressa para inaugurar a loja pode ser uma grande inimiga.


Nesta questão é de suma importância contar com uma equipe de arquitetos disposta a acompanhar e passar todos os passos do projeto para os demais membros que executarão a obra.


Isso certamente proporcionará organização e minimização de imprevistos.


Deve-se ainda levar em conta não apenas a poluição sonora poderá desagradar, como também o uso de tintas à base de água, que tem odor menos forte, ou ao transporte de ferramentas e materiais da reforma, que em geral devem ser levados pelos corredores internos, longe da visão dos clientes, sem esses cuidados, é passível de afetar a tranquilidade exigida pela administração.


Neste quesito se destaca novamente o trabalho dos arquitetos, essencialmente, a Artusi Arquitetura atua auxiliando na escolha dos materiais adequados para a execução do projeto propriamente dito.


Com materiais apropriados, o risco de o empreendedor descumprir alguma regra é drasticamente reduzido, fazendo com que o projeto saia do papel o mais rápido, e alcançando a tão sonhada aprovação do shopping.




Para a Artusi Arquitetura, a grande empreitada é literalmente a Arquitetura, é uma das mais importantes áreas a ser pensada nesse projeto.


Não só por ser tendência nos mais diversos segmentos do comércio, mas um bom planejamento de espaço e de visualização, proporciona para cada cliente uma experiência única.


O ramo da arquitetura aplicado ao varejo, como redes de lojas e pontos de vendas, tem como foco motivar os clientes a obter uma relação próspera com a marca, com o objetivo de envolverem-se mais com os produtos e aumentar a interação com vendedores ou pessoas específicas da rede.


Mas além de criar ambientes propícios para os clientes, visa proporcionar aos funcionários da empresa um ambiente de trabalho confortável e que favoreça as atividades dos colaboradores, será trabalhado diferentes aspectos.

Já pensou em que tipo de criação deverá ter para a identidade para a marca? Cada empresário necessita criar uma identidade visual para loja.

A experiência do cliente mais um atendimento de excelente, e produtos de alta qualidade, são os principais fatores ajudam a fidelizar os clientes para a sua futura empreitada.

O contínuo desenvolvimento de trabalho dos funcionários, e um estabelecimento bem organizado e planejado auxilia bastante o bom desempenho das atividades pelos funcionários.


Quanto à organização, produtos posicionados em lugares previamente determinados, estoque bem alinhado e um layout bem planejado faz com que os colaboradores desempenhem as tarefas em menor tempo e de modo mais significativo.


O aumento das vendas, é obviamente, um dos grandes benefícios que a Arquitetura pode trazer para o varejo.


Na contratação de arquitetos, será visado um projeto de ambientes para melhorar a experiência de clientes que procuram sempre preparar o posto de venda de forma em que os consumidores tenham acesso fácil a tudo que desejam, melhorando a acessibilidade aos produtos.


Essa Arquitetura procura posicionar produtos similares e complementares próximos uns aos outros, induzindo os clientes a consumirem mais.


Já que ao direcionar os clientes corretamente aos produtos, resultará em um aumento de vendas e gastos de consumidores em menor tempo nas compras.

A estruturação e a preparação do estabelecimento poderão proporcionar resultados se todos os recursos citados forem trabalhados para que, de fato, tenham a intenção de serem alcançados.


Um bom empreendedor deve considerar os seguintes pontos para a Artusi Arquitetura:

1. O levantamento do espaço e de toda a estrutura predial para um projeto eficaz.

2. A criação de um conceito antes da definição do padrão final é muito importante e qualificativa.

3. Uma padronização de toda a marca.

4. Os projetos arquitetônicos para todos os pontos de vendas.

5. A iluminação das lojas.

6. Realização de simulações.

7. Fuja do comum e diferencie seu negócio da concorrência ao contratar uma boa empresa de arquitetura.



A Artusi Arquitetura realiza levantamentos físicos, e que por meio de um estudo preliminar, será analisado todo o projeto a ser desenvolvido.


Proporcionando também desenvolver materiais gráficos para apresentar (online) ao cliente como funcionará o projeto.


Será otimizado o projeto, onde será resolvido problemas encontrados na apresentação e divulgados para a aprovação final do cliente.


Após toda a aprovação é hora de compatibilizar o projeto conforme checklist, definindo materiais, revestimentos, acabamentos e texturas, o que chamamos de projeto executivo.


Sendo, portanto, a próxima etapa que realizada é a de que enviaremos para o cliente e para o shopping a projeção.


E enquanto a análise está em andamento, é hora também de enviarmos aos projetistas para que outros projetos sejam compatibilizados, como hidráulica, elétrica, e também para os órgãos responsáveis.


Conte sempre com profissionais capacitados para desenvolver o projeto de seu empreendimento, seja ele uma franquia ou marca própria, a Artusi Arquitetura é especialista em atendimento à pessoas jurídicas, fazendo com que você alcance a vantagem competitiva no mundo dos negócios.

e-book-passo-a-passo.jpg
infografico-implantaçao-franquia.jpg